Blog Pertence

Grupo gaúcho Fábrica de Sonhos, que estimula o desenvolvimento artístico de jovens PCDs, celebra 5 anos com apresentação de nova peça de teatro no interior do RS

Atualizado em: 09 de agosto de 2023

Tati Feldens

Escrito por: Tati Feldens

Corpo-Mundo será destaque durante a 31ª Semana Cultural de Santo Ângelo, que acontece de 6 a 20 de agosto. A programação integra a comemoração dos 150 anos de emancipação político-administrativa do município.

No cenário artístico do Rio Grande do Sul, um projeto tem se destacado por sua missão de proporcionar oportunidades de desenvolvimento artístico e inclusão social para jovens PCDs (Pessoas com Deficiência). É o Grupo Fábrica de Sonhos, sediado em Porto Alegre, que aproveita a comemoração do seu quinto aniversário – celebrado em agosto de 2023 – para lançar mais um espetáculo emocionante.

Intitulada Corpo-Mundo, a peça lança um olhar para a potência da diversidade dos corpos e será apresentada pela primeira vez – em formato de pré-lançamento – durante a 31ª Semana Cultural de Santo Ângelo. Gratuita, a atividade acontecerá às 9 horas do dia 17 de agosto na Praça Pinheiro Machado, em frente à Catedral Angelopolitana. A expectativa é que o momento não apenas celebre os cinco anos de existência do Grupo Fábrica de Sonhos, mas também sirva como um testemunho poderoso do potencial artístico e humano dos jovens PCDs. Precedem a apresentação outras duas atividades do grupo em Santo Ângelo: workshop seguido de exibição do documentário Todo Mundo Tem Um Sonho + Bate papo, às 18h e às 20h do dia 16 de agosto, respectivamente.

Na medida em que os protagonistas do espetáculo são, em sua maioria, jovens com deficiência intelectual (síndrome de down, autismo, asperger, dentre outros), as cenas foram desenvolvidas a partir de dinâmicas acessíveis, onde todos foram convidados a propor movimentos e a desenvolver células coreográficas confortáveis para si e suas qualidades e que partem dos seus corpos. Muitas movimentações foram criadas pelos jovens e dirigidas para maior refinamento.

“A nova produção de dança e teatro é resultado de meses de dedicação e ensaios intensivos por parte dos 15 jovens integrantes do grupo. O enredo parte da pergunta “O que pode um corpo” ao criar um roteiro construído a partir de uma dramaturgia corpórea de poemas, canções e composições coreográficas”, explica a diretora Paula Carvalho, cuja coreografia é assinada pela artista Bianca Bueno.

A performance lúdica e poética tem como fio condutor poemas, canções e coreografias que dão imagem e privilegiam a diversidade e as habilidades mistas dos participantes. O trabalho praticamente não utiliza a palavra, e possibilita dar ao corpo novas leituras, novas histórias, partilhando a dimensão poética da nossa existência, diversa e presente.

Grupo Fábrica de Sonhos

Fundado em agosto de 2018 pelo Pertence (um clube de sociabilização para pessoas com deficiência física, sensorial ou intelectual que estimula os seus participantes a viverem suas próprias histórias de vida, vencendo as barreiras do dia a dia e ganhando independência) em parceria com as artistas Paula Carvalho e Bianca Bueno, o Grupo Fábrica de Sonhos — Arte, Inclusão, Diversidade e Pertencimento – surgiu como um projeto ousado e visionário, idealizado por um grupo de profissionais das áreas de teatro, psicologia e educação, que perceberam a falta de espaços e oportunidades para que jovens PCDs pudessem desenvolver suas habilidades artísticas e criativas. Desde então, vem trabalhando incansavelmente para oferecer um ambiente acolhedor e estimulante, onde os jovens podem explorar seu potencial artístico e superar barreiras sociais.

A partir de uma metodologia própria que une integração, desenvolvimento pessoal, laboratório expressivo e ações artísticas multidisciplinares, os artistas do Pertence aprendem técnicas de improvisação, expressão corporal/vocal, dança contemporânea, pesquisa do movimento e interpretação. Atividades estas, que lhes permitem criar uma bagagem artística, sensorial e corpórea, estimulando a imaginação, a criatividade e a autoconfiança.

“O sucesso do Grupo Fábrica de Sonhos é um exemplo inspirador de como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para promover inclusão, autoestima e transformação pessoal. Enquanto o grupo comemora seu quinto aniversário, é impossível não reconhecer o impacto positivo que ele tem tido na vida dos jovens participantes e na sociedade em geral, reforçando a importância de dar voz e espaço a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades e diferenças”, destaca Victor Freiberg, presidente do Pertence.

FICHA TÉCNICA Corpo-Mundo

Direção: Paula Carvalho

Coreografia: Bianca Bueno

Elementos cênicos: Jorge Gil

Assistência pedagógica: Roberta Millarch

Coordenação de produção: Bruno Busato

Assistência de produção: Jaqueline Duarte

Elenco: Andrea Junges, Eduardo Bordignon, Francine de Paulo, Gabriel Nequete, Gisele Cardoso, Guilherme Link, Júlia Borba, Júlia Cop, Marcos Vargas, Maximilian Dick Bodmann, Rafael Ruiz, Rodrigo Greco, Rodrigo Zabaleta, Thiago Montenegro Barbosa, Vanessa Monteiro dos Santos Garcia.

Elenco equipe artística e pedagógica: Bianca Bueno, Jaqueline Duarte e Jorge Gil.

Saiba mais em https://clubesocialpertence.com.br/cultura/fabrica-sonhos/

@pertencecultural  @clubesocialpertence

Informações Imprensa: Tati Feldens | Fone: 51.998368652

Escrito por:
Tati Feldens Tati Feldens

Jornalista

Seja o primeiro a deixar um comentário.