Ministério da Cultura e Pertence apresentam:
O objetivo do evento é promover conscientização, reflexão e informação sobre a participação de pessoas deficiência na vida cultural das cidades.
O evento “A Cidade nos Pertence - Cultura Acessível 2023” acontecerá no dia 19 de setembro, às 19h, no SESC e tem como objetivo difundir e compartilhar experiências sobre temas como: cultura, diversidade, acessibilidade e inclusão.
Por meio de palestras e exibições, a plateia tem acesso aos princípios da metodologia do Pertence e conteúdos compartilhados por uma equipe multidisciplinar de profissionais das áreas de psicologia, educação e cultura, contando sempre com convidados especiais, a cada nova edição.
Local: Teatro do SESC (Av. Alberto Bins, 665)
Data: 19 de setembro de 2023
Hora: 19:30h
Acessibilidade: Libras e Audiodescrição
Com: Marina Barth, Paula Carvalho, Alex Duarte e Fernanda Schacker Machado.
“A Cidade nos Pertence – Cultura Acessível” faz parte da Ação Formativa do projeto A Arte de Pertencer, e foi realizada em 2019 e 2022, na cidade de Porto Alegre, e transmitido para todo país através do YouTube.
Com o objetivo de promover conscientização, reflexão e informação sobre a participação de pessoas deficiência na vida cultural das cidades, o evento realizou uma série de palestras e capacitações para professores e alunos da rede pública e privada de ensino.
A Ação integra a programação em alusão ao dia do Teatro Acessível (19 de setembro) e da Campanha Setembro Verde sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência em todo Estado.
Desde 2020, a partir de uma iniciativa do Pertence junto à câmara dos vereadores de Porto Alegre, foi instituído o dia Nacional do Teatro Acessível (19 de setembro), sendo a segunda cidade no país a firmar a data, seguido do Rio de Janeiro.
A implementação é baseada na lei nº 13.442, fruto de discussões acerca do tema, pela Organização não Governamental “Escola de Gente – Comunicação em Inclusão (RJ)”, liderado pela jornalista Claudia Werneck, sobre o direito da PCD de circular com autonomia e liberdade em todos os espaços culturais e das artes, como plateia, pensadores, produtores, atores e atrizes, sem restrições ou fragmentações no exercício do seu direito.
A programação faz parte do projeto A Arte de Pertencer, aprovado pelo Ministério da Cultura.
Fale agora com o nosso time e tire suas dúvidas. Estamos aqui para dar o suporte que você precisa.