Localizado no bairro Partenon, em Porto Alegre, a sede do Pertence é apenas a porta de entrada para diversas atividades culturais, esportivas e de lazer com viagens e ações estimulantes. Através da iniciativa Pertence Não Para, pessoas com deficiência a partir de 7 anos podem participar de programações no espaço e em roteiros que aproveitam os encantos da região e buscam alcançar destinos em todo o Brasil.
De segunda a sexta-feira, o Clube promove oficinas artísticas, gastronômicas, culturais e esportivas. Tendo espaços de trocas e socialização com acompanhamento de especialistas em saúde mental, além de mentorias para participantes, familiares e interessados com programas de iniciação no mercado de trabalho e orientações psicossociais. Aos finais de semana, o tema da programação é sempre uma surpresa, mas uma certeza sempre permanece a mesma: aproveitar com amigos o que há de melhor em encontros, festas, imersões culturais e de entretenimento junto a uma turma com independência e autonomia.
As possibilidades de aproveitar seguem crescendo com novas parcerias e articulações. Atualmente, o Pertence conta com oportunidades de promoção ao desenvolvimento completo de cada participante, oferecendo cronogramas de períodos de moradia autônoma. E como isso funciona? Em parceria com o Hotel My Way, na capital gaúcha, os interessados participam de atividades e treinamentos direcionadas à formação de independência, como organização de roupas, higiene pessoal, gestão de horários e rotinas de medicamentos, entre outras tarefas com o acompanhamento 24h de um time especializado. A imersão oferece pensão completa, com jantar no dia da chegada, café da manhã, além de transporte entre o Pertence e o hotel, sempre com atualizações em tempo real para familiares.
Para Marina Barth, psicóloga e gestora educacional do Pertence, "Durante a vida, as pessoas com deficiência podem enfrentar desafios em diferentes áreas do desenvolvimento, tais como a organização pessoal, autonomia e tomada de decisão. Esses desafios, muitas vezes, são pautados pela prática capacitista que acaba por não incentivar esse público a desenvolver aspectos importantes para a sua independência e nem a construir seu próprio espaço/identidade social. Evidentemente, esse cenário acaba por dificultar o surgimento de diversas oportunidades, principalmente no que tange à construção de uma vida digna e com conforto para essas pessoas. A concepção do Pertence Não Para busca auxiliar na construção de identidade dos participantes, criando oportunidades como o Pertence Experience e o Clube de Viagens. Além disso, na sede física do clube são oferecidas diversas oficinas, como dança, música, capoeira, robótica, teatro, entre outras que trabalham questões de motricidade fina e ampla, aspectos cognitivos, emocionais e artísticos. Através dessas experiências imersivas em roteiros na cidade, em hotéis e diferentes espaços que nem sempre essas pessoas são encorajadas a estarem, a inclusão acontece. Assim, a partir de uma jornada de aprendizagem exclusiva, esses participantes assumem o papel de protagonistas das suas vidas e das suas escolhas".
Em 2024, as atividades semanais seguem crescendo em uma programação que une práticas integrativas em diferentes áreas. Aos finais de semana, mais de 300 pessoas com deficiência já estiveram envolvidos em roteiros como visitas à serra gaúcha, passeios em teatros, festas temáticas, parque aquático, entre outros diversos lugares incríveis, criando memórias que marcam quem vive e quem acompanha de casa o desenvolvimento que cada momento proporciona.
Todas as atividades das iniciativas do Pertence visam atender às necessidades de acessibilidades, deste modo, buscando espaços e adaptações arquitetônicas, atitudinais e, se necessário, o acompanhamento de intérpretes ou outras solicitações de participantes ou inscritos.
Gostou e quer saber mais? Venha se juntar a momentos inesquecíveis, entre em contato com o Time Pertence pelo telefone (51) 99176-9191.
Acompanhe o projeto e o Pertence pelas redes sociais ou acesse o site pertence.me para maiores informações.
留言