As quadras esportivas com areia têm sido o local de desenvolvimento motor, físico e mental da primeira turma do projeto Beach Tennis by Pertence, uma iniciativa do Instituto Social Pertence para promover autonomia, bem-estar e qualidade de vida a pessoas com deficiência gratuitamente na capital gaúcha.
Em 2024, o projeto iniciou a sua primeira turma, composta por jovens com deficiência intelectual acima dos 18 anos e que vivem em vulnerabilidade econômica e social na cidade de Porto Alegre. Ao longo de 7 meses, iniciando em abril, os contemplados nesta edição têm vivido semanalmente oficinas para aprender e aperfeiçoar técnicas em atividades de rebatida de bola, movimentação corporal, treinos do esporte e exercícios de coordenação motora.
Para além da prática física, o Beach Tennis by Pertence conta com profissionais das áreas da saúde mental e social, garantindo a integração do planejamento individual corporal junto ao bem-estar psíquico de cada participante. Além disso, são oferecidos transportes de ida e volta, bem como lanche e acompanhamento nutricional e psicossocial, este que segue em vigência por 9 meses , dois meses após o encerramento da turma, a fim de oferecer continuidade nas consultas psicológicas e com assistentes sociais.
A iniciativa é uma proposta desenvolvida a partir do convite da Secretaria do Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul ao Pertence para auxiliar na produção de um edital destinado às pessoas com deficiência para promover a inserção do esporte em suas rotinas. Desta forma, o projeto compõe a criação e a lista de contemplados no Edital Todos no Jogo, pela chamada pública SEL nº 01/2023, para financiamento.
Para Victor Freiberg, “Ficamos muito felizes em participar do processo de construção e também por termos sido contemplados nesse edital. O Pertence está sempre querendo inovar e trazer novas possibilidades ao público do Instituto. E um dos esportes que mais cresceu nos últimos anos foi o Beach Tennis. Então, por que não levar essa modalidade esportiva ao nosso público? Para muitos, foi a primeira vez que tiveram contato com areia, imagina com uma raquete de Beach Tennis?”.
O final do ano se aproxima e, assim, a primeira turma do projeto também se encaminha para o fim de uma etapa importante. Ao todo, foram 10 inscritos selecionados que vivenciaram um ano de aprendizados, de conexões e de promoção ao esporte em inclusivo em uma iniciativa desenvolvida com acessibilidade arquitetônica em espaços e quadros, além do suporte de profissionais de tradução em Libras e para audiodescrição.
Gostou e quer saber mais? O próximo período de inscrições está chegando. Entre em contato com o Time Pertence pelo telefone (51) 99176-9191 para saber mais sobre a pré-inscrição e a seleção oficial.
Acompanhe o projeto e o Pertence pelas redes sociais ou acesse o site www.clubesocialpertence.com.br para maiores informações.
Comments